HOSPITAL SANTO ANTÔNIO A UM PASSO DO CREDENCIAMENTO DA ALTA COMPLEXIDADE EM CARDIOLOGIA PELO SUS
- santoantoniohosp
- 4 de ago. de 2015
- 4 min de leitura
A Unidade de Alta Complexidade de Cardiologia atenderá os Pacientes do SUS em breve
Muitas vidas poderão ser salvas em Curvelo e região graças a uma gestão acirrada do Deputado Federal Gabriel Guimarães e Deputado Savio Souza Cruz, junto ao Governo do Estado para o credenciamento do Hospital Santo Antônio na alta complexidade em cardiologia pelo SUS. Esse credenciamento resolverá o atendimento aos pacientes do SUS, que precisarem dos procedimentos da Cardiologia avançada. Para tratar do assunto, o Deputado Gabriel, se reuniu recentemente, na Cidade Administrativa, com a Diretoria e médicos do Hospital Santo Antônio e com o Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Dr. Fausto Pereira dos Santos.
No encontro, o Provedor do HSA, Gilmar Ireno e o Administrador Anderson Matias reiteraram junto ao Secretario da Saúde de Minas, a necessidade de agilizar os procedimentos, para encaminhamento e aprovação do credenciamento em Brasília. O HSA já realizou duas cirurgias cardíacas de alta complexidade mantendo seu histórico de vanguarda no atendimento à pacientes de risco. Vidas estão sendo salvas pela instituição e tantas outras poderão ser a partir da parceria com o SUS.
PALAVRAS DE GABRIEL GUIMARÃES:
Não mediremos esforços até garantirmos um atendimento de excelência na saúde para a população de Curvelo e região, principalmente para aqueles que mais necessitam da gratuidade e do acesso a esse tipo de serviço.
De acordo com Anderson Matias, a implantação da Unidade será um divisor de águas para a região. “Sete Lagoas é a cidade mais próxima para atendimento aos doentes cardíacos. Ao implantarmos a Unidade pelo SUS em Curvelo, estaremos salvando a vida de muitas pessoas que precisam de atendimento imediato e de extrema urgência”, afirmou. A proposta da diretoria é transformar Curvelo em polo em Cardiologia na região com atendimento pelo SUS.
Ciente da importância de transformar Curvelo neste polo em Cardiologia e dos benefícios para toda cidade e região, o Deputado Gabriel Guimarães reafirmou não medir esforços para viabilizar todo esse processo. Propôs diversas medidas que vão agilizar os trâmites para a liberação da Secretaria de Saúde e garantiu que vai acompanhar a tramitação junto ao Governo de Minas. Tais medidas deverão ser implementadas em novos encontros com o Secretário de Saúde, quando serão tratadas outras ações em prol da saúde dos curvelanos.
“Não temos dúvidas da importância da implantação da Unidade de Alta Complexidade de Cardiologia em Curvelo. Saúde é um serviço básico essencial e estar capacitado para tratamento emergencial para doenças do coração é um grande avanço que conseguiremos alcançar com Hospital Santo Antônio. O nosso principal objetivo é garantir a melhoria do atendimento aos moradores de Curvelo e região”, enfatizou.
PALAVRAS DO PROVEDOR, GILMAR IRENO
Por causa de Gabriel Guimarães e Sávio Souza Cruz, Curvelo tem a chance de se tornar um grande polo de saúde na região Centro-norte de Minas Gerais

MUITOS OUTROS BENEFÍCIOS PARA MELHORAR A SAÚDE DE TODA A POPULAÇÃO
O Hospital Santo Antônio já há algum tempo vem lutando pelo credenciamento do serviço de cardiologia junto à Secretaria de Saúde de Minas Gerais e ao Ministério da Saúde. Todos os requisitos atendem às exigências do Governo Federal. Ou seja, estrutura para realizar cirurgias cardíacas, UTI adequada com 10 leitos, bloco cirúrgico, médicos especializados e outras condições técnicas e humanas adequadas.
Apesar disso, conforme o Administrador do HSA, Anderson Matias, o credenciamento pelo SUS em uma oportunidade anterior chegou a ser negado por equívocos nos procedimentos de análise do pleito. “Alguns equívocos no estudo de viabilidade relacionados à abrangência dos serviços que hoje alcançam por volta de 25 municípios, podendo beneficiar uma população de cerca de 400 mil pessoas, ocorreram e o credenciamento está sendo novamente solicitado”, o número de pessoas a serem beneficiadas e que justificaria o credenciamento foi estimado em 180 mil pessoas quando, na verdade, o número real estimado seria mesmo de 400 mil pessoas em se tratando de atendimentos de alta complexidade. Mas esse problema será contornado com a contribuição e a força política dos representantes majoritários, Sávio Souza Cruz e Gabriel Guimarães», afirma.
Disse ainda acreditar que através do enorme empenho e da força política dos dois, uma nova oportunidade foi concedida ao Hospital Santo Antônio. Além disso, “Sete Lagoas não nos atende e Belo Horizonte não tem leitos suficientes em suas UTIs. O credenciamento de Curvelo vai desafogar a capital e proporcionar muito mais agilidade no atendimento de todo Centro-norte mineiro”.
Destacou os inúmeros benefícios que o credenciamento dos serviços trará para a instituição em termos de sua sustentabilidade financeira, dentre outros. Isso porque ao invés de se preocupar em cobrir déficits financeiros intermináveis, o credenciamento fará com que recursos arrecadados sejam transformados em grandes benefícios como a modernização e ampliação do hospital. Assim, toda a população será agraciada com mais saúde, com qualidade e excelência.
MAIS UMA CIRURGIA DE SUCESSO
O Hospital Santo Antônio realizou há pouco a segunda cirurgia cardíaca de alta complexidade. Desta vez atendeu a uma senhora, residente em Corinto há 50 anos. Irani Cândida de Oliveira, 69 anos, mãe de 6 filhos, teve diagnosticada a necessidade da intervenção cirúrgica após um cateterismo. Foram realizadas então 3 pontes de safena e uma mamária. Só tem a agradecer: “quero agradecer aos médicos, aos enfermeiros, aos faxineiros, à diretoria, à toda equipe pelo jeito tão carinhoso com que me trataram. Não tenho palavras para agradecê-los”.
Mais uma conquista do HSA. Mas para tanto foram investidos mais de R$ 1,2 milhão, a fim de estruturar a unidade de alta complexidade. O credenciamento pelo SUS reforçará investimentos já realizados e os que estarão por fim, ampliando serviços como implantação de marca passo, cateterismo, angioplastia, etc.






Commenti